sábado, 31 de dezembro de 2016

Fechamento - Dezembro/2016

Para encerrar esse 2016 tão polêmico vamos passar por ele. Sim, o próprio: fechamento do mês. Ainda sob os efeitos da turbulência econômica, dos caprichos e desmandos políticos e outras mazelas mais um mês se passou, mas chegou a hora de passar a régua em tudo isso e nos preparar pra esse 2017 que já bate a nossa porta. Vamos aos números. Os resultados para rentabilidade foram obtidos utilizando a planilha do ADP.

META ANUAL 2016: 100K em ativos financeiros - Resultado: OK!!

Os aportes oriundos ainda em 2015 e início de 2016 com taxas do TD em alta fizeram sua parte para o cumprimento da meta, bem como o avanço em FIIs. Mantive minha decisão pessoal de manter os gastos em níveis controlados, garantindo assim aportes regulares, estratégia que pretendo seguir no ano de 2017. Para 2017 vou estipular uma meta de 160K, sendo que após muita leitura e reflexão chegou a hora de aumentar minha exposição em renda variável. 


COMPRAS - DEZEMBRO/2016

Um aporte padrão nesse mês que foi usado para adquirir mais títulos IPCA+ 2024. Só.    

Vamos ao resultado mensal fechado:


RENDA FIXA

  • LCI: +0,96%
Essa aplicação é vinculada a uma porcentagem do CDI e mantendo-se a queda da Selic a tendência será de redução no crescimento. Em 2017 ela chegará ao fim e provavelmente redirecionarei os recursos para outra aplicação. A rentabilidade anual ficou em 16,41%, um resultado discutível (a planilha parece não ser muito precisa em casos de resgate parcial) . 

  • TD: +1,55%
Após o aperto de novembro o TD voltou a crescer neste mês. A aprovação de medidas como a PEC dos gastos, além do esfriamento da tensão política favoreceram o movimento. Conforme disse no início, este mês apenas fiz compras de título IPCA+ 2024. Em termos percentuais ficou assim: vinculados ao IPCA (48,46%), prefixados (4,73%) e vinculados à taxa Selic (46,82%). Já possuo quantidade considerável de recursos em TD, portanto em 2017 penso em focar em novos tipos de investimento e deixar este item em espera, a não ser que ocorram fatos excepcionais que me façam mudar de opinião. Rentabilidade anual global obtida nesta modalidade foi de 14,13%.

  • COE: -0,37%
Apesar da reação de BBAS3 a subida não foi suficiente para reverter o resultado acumulado. São três COEs diferentes na carteira: um vinculado à PETR4 (já estourou o limite de valorização), um referente à BBAS3 (ainda no jogo) e outro vinculado ao índice Bovespa, que ainda não teve valorização. Espero que 2017 reserve boas surpresas para este último. Estes papeis não têm marcação a mercado, logo estou considerando a variação da cota comparativamente com os termos de início e descontando o IR correspondente ao prazo da aplicação (17,50%). Rentabilidade anual global de 8,07%.


RENDA VARIÁVEL

  • FIIs: +2,27%
Depois da derrapada em novembro veio uma recuperação. 2017 ainda promete ser um ano difícil, por isso é importante estudar bem os aportes e verificar a hora certa de aproveitar oportunidades em FII. Tinha estipulado gastar os proventos de novembro e dezembro neste final de ano mas não fiz. Vou usá-los com o aporte provável de janeiro e então decidir onde gastar. A rentabilidade anual global ficou em 28,81%, a maior dentre as modalidades de investimento que possuo. A carteira de FIIs conta com 16 papéis diferentes até o momento. 


PROVENTOS - DEZEMBRO/2016

Esse mês somente proventos de FIIs. Novamente houve uma queda em comparação ao recebido no mês de novembro. 

Total Dezembro: R$ 97,99


CONSOLIDADO - DEZEMBRO/2016

O fechamento da carteira ficou então representada por aproximadamente 86,51% em aplicações de renda fixa (LCI, TD e COE) e 13,49% em renda variável (FIIs), com pouca variação comparativamente com novembro.




De modo inverso a novembro, somente uma aplicação fechou no vermelho (COEs) e, portanto, o resultado não poderia ser diferente: +1,21%. Meta anual batida, pretendo manter a estratégia usada em 2016 para o próximo ano: gastos em controle e aportes regulares. Devagar e sempre continua sendo o lema.  



Antes de encerrar desejo a todos os que acompanharam o blog um feliz 2017 e que todos nós sejamos agraciados com melhores rendimentos, finanças em ordem e sucesso. 

Até!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado Scant! Feliz Ano Novo pra vc tb.

      Excluir
  2. Excelente em IJr,
    Finalmente rompeu muito bem os 100k!
    Marca importante. Memorável!

    Continuando forte assim, logo logo estará nos 200k!

    Sucesso
    Abc

    https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Opa!

    Estou passando aqui para informar que a Linha de Tempo da Finansfera já está no ar. Seu blog foi incluído. Se detectar algum erro de link me fale.

    Compartilhe esta ideia mas suas redes sociais para incentivarmos novos blogueiros.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/finansfera-timeline/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal Uó. Vou dar uma olhada na galera.
      Valeu!

      Excluir