quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Fechamento - Agosto/2016

Sinceramente eu esperava mais do resultado de agosto. Apesar de ter feito um aporte substancial o rendimento ainda não correspondeu. Tive minhas dúvidas quando defini a meta de 100K em investimentos para 2016, mas a cada parcial me vejo mais próximo do resultado esperado. Desde que comecei esta jornada venho leio cada vez mais, aos poucos aprofundando em novos assuntos, visitando os blogs dos colegas e me sinto bem mais preparado em comparação quando comecei. Chega de falatório e vamos aos números. 


Os resultados para rentabilidade foram obtidos utilizando a planilha do ADP.


COMPRAS - AGOSTO/2016

Aproveitei que recebi um dinheiro que estava emprestado, juntei com o aporte mensal e fiz a feira: TD (IPCA+ 2019 e 2024 - estreante na carteira), FIIs (AEFI, BBPO, FFCI, JSRE e XPCA, além do aporte na subscrição de HTMX) e a novidade da carteira que foi um COE vinculado à cotação de PETR4.   

Vamos ao resultado mensal fechado:


RENDA FIXA

  • LCI: +0,96%
Essa aplicação é vinculada a uma porcentagem do CDI e repetiu o resultado do mês anterior.  

  • TD: +1,21%
Um ligeiro aumento em relação a julho. Progressivamente venho aumentando a participação dos papéis vinculados ao IPCA. Em termos percentuais ficou assim: vinculados ao IPCA (45,45%), prefixados (4,90%) e vinculados à taxa Selic (49,65%). Não tenho certeza se farei novas compras de TD em setembro (dependendo das taxas posso mudar de opinião).

  • COE: +0,38%
A novidade da carteira ERSJ. Ainda não me considero pronto para entrar no mercado de ações então após estudar e avaliar minhas opções do mês acabei fechando posição nesta aplicação. Neste caso a rentabilidade segue o comportamento do papel PETR4 (com certas condições). Apesar de não haver marcação a mercado deste papel, estou considerando a variação da cota comparativamente com os termos de início e descontando o IR correspondente ao prazo da aplicação (20%).  


RENDA VARIÁVEL

  • FIIs: -0,44%
Depois de uma subida espetacular nos últimos meses chegou a hora do acerto. A reação no fim do mês não foi suficiente para segurar o rendimento no azul. Fiz novas compras em agosto e aguardo o aumento nos proventos mensais. Apesar da queda o avanço anual está próximo dos 22%. A carteira de FIIs conta com 16 papéis diferentes até o momento. 


PROVENTOS - AGOSTO/2016

Esse mês tive proventos oriundos dos FIIs (juntei com o aporte e comprei mais cotas) e cupons do TD (IPCA 2020) que serviu para mais frações de títulos IPCA e também na compra do COE. A cada mês os proventos vem aumentando conforme o planejado. 

Total Agosto: R$ 230,91


CONSOLIDADO - AGOSTO/2016

O fechamento da carteira ficou então representada por aproximadamente 85,00% em aplicações de renda fixa (LCI, TD e COE) e 15,00% em renda variável (FIIs), aumento em decorrência do aporte mensal.






O avanço deste mês foi de +0,86%, batendo somente janeiro. Como neste semestre não tenho maiores despesas espero conseguir manter os aportes em níveis razoáveis, focando em aplicações de qualidade.



Até!

3 comentários:

  1. Agosto foi meio devagar mesmo, mas o mercado subiu bastante até julho. Agora é consolidação mesmo.
    Depois passa lá no blog novo
    http://abacusliquid.com/blog/
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a visita Uó! Passo no blog quase todo dia só não comentei nada ainda kkk
      Att.

      Excluir
  2. Boa Investidor Jr.
    Se seguir esse ritmo forte vai romper os 100k ainda esse ano O.o !

    Agosto também foi fraco pra mim =( Dê uma olhada lá no blog

    ResponderExcluir