segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Balanço 2015

O ano de 2015 foi minha estreia no mundo das aplicações, quando iniciei a migração da velha poupança e comecei a me aventurar em renda fixa (LCI, TD) e posteriormente FIIs. Pretendo no futuro investir em ações mas ainda não me considero pronto pra isso. As rentabilidades individuais foram calculadas pela planilha do ADP (bastante útil por sinal) e vou colocar no final o resultado consolidado.

Vamos lá:

RENDA FIXA
  • LCI:  +12,22%
Este produto foi o meu primeiro investimento pós-poupança (maio/2015). Apesar da taxa não ser lá essas coisas vou deixar como está por enquanto.
  • TD:  +4,16%
Comecei inicialmente investindo pelo banco (taxa de custódia 0,4%) no final de agosto/início de setembro mas depois migrei pra uma corretora em que não há essa cobrança. No portfólio tenho Tesouro Selic 2021, Prefixado 2021 e alguns títulos IPCA+ 2019, IPCA+ 2020 com juros semestrais e IPCA+ 2035.

RENDA VARIÁVEL
  • FIIs:  -1,99%
Iniciei minhas aplicações adquirindo pequenas quantidades de FIIs a partir de outubro/2015. A rentabilidade vinha caminhando regularmente até dezembro, quando a possibilidade de mudança na tributação acabou derrubando o valor dos papéis. Apesar de não ser minha intenção realizar vendas no curto prazo, não posso dizer que fico tranquilo vendo o valor deles cair praticamente todos os dias. 



CONSOLIDADO 2015

Em resumo finalizei o ano com pouco mais de 51k aplicados, obtendo uma rentabilidade de +5,89%.



Até!

3 comentários:

  1. Legal cara, tbm comecei ano passado, mas ainda sob estou em TD..- quero estudar esse ano e a partir do ano que vem entrar em renda variável...

    ABS

    superandoameta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog Investidor Jr, dividindo as movimentações como tem feito fica fácil de entender. Vou acompanhar aqui abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo apoio Gaúcho. Já te coloquei nos blogs relacionados tb. Att.

      Excluir